Páginas

dezembro 03, 2014

Tipos de base. (+ Acabamentos, como aplicar e recomendações)





Se têm uma coisa que faz toda a diferença numa maquiagem é uma pele bem feita, e um dos passos para conseguir esse resultado é uma boa base.
Mas, hoje em dia existem vários tipos de bases como líquidas, cremosas, em pó.. Além dos mais diversos acabamentos: Matte, iluminada...

E é sobre cada um desses(e outros) citados acima que vou falar nesse post, e ajudar vocês a achar a sua base ideal.
 *Cada recomendação de base são por experiências dos produtos na minha pele. (Pele mista, com algumas espinhas na zona T e extremamente sensível/alérgica), no entanto não significa que será o mesmo resultado na sua. Cada pele reage de maneira diferente há algumas substâncias.






 Base líquida. 

A mais comum entre as bases. Ideal para todos os tipos de pele, incluindo as oleosas que podem usar as mesmas, quando oil-free, ou seja, livre de óleos em sua composição. Normalmente têm cobertura leve a média, em raros casos sua cobertura é de fato pesada. 
Minhas recomendações:Vitalumiere Aqua - Chanel,  Pure Makeup  - Maybelline, Studio Fix Fluid - MAC, HD Invisible Cover - Make Up Forever, Base Mate - Quem Disse Berenice?.





Base em pó.

Apesar da textura ser em pó, seu acabamento e cobertura é de uma base. O pó pode ser compacto ou solto(como na foto). Costuma ter acabamento leve e é indicada principalmente para quem têm a pele oleosa pois costuma "sugar" o óleo da pele.
Minhas recomendações: Studio Fix - MAC, bareMinerals Matte - bareMinerals, Base em pó 2 em 1 - Quem Disse Berenice?, Pureness Matifying Compact - Shiseido.







Base em bastão/Stick.

A base em bastão, também chamada de stick, costuma ser confundida até mesmo com um corretivo pelo seu formato. 
Costuma ter uma textura mais cremosa e espessa, assim ela não é indicada para peles oleosas, mas, é uma ótima pedida para peles secas. Seu acabamento é pesado.
 Minhas indicações: Make B Base Stick - O boticário, Stick 3x1 - Dailus.





 Pancake.

Usado com sua esponjinha úmida ou com um pincel do tipo duo-fiber(também úmido) têm formato e textura de um pó mais "durinho", porém têm um acabamento de base média a pesada. Foi muito utilizado antigamente e é muito utilizado no teatro ou em maquiagens artísticas(principalmente suas versões coloridas como branco, rosa, preto...).
Como ele pode causar espinhas não é aconselhável em peles oleosas e/ou com tendências a acne.
Minhas sugestões: O pancake - Marchetti é o único que usei até hoje.







 BB Cream.

O BB Cream é mais do que uma base pois além de cobrir ele também têm funções para tratar, hidratar, clarear(ou uniformizar o tom) da pele. Têm uma cobertura leve e quase sempre têm FPS na sua composição, sendo o produto ideal para o uso no dia a dia. O BB cream pode servir como base leve, primer, e até um hidratante(com cor).  Como existem várias texturas no mercado, pode ser usado por qualquer tipo de pele, apenas procurando os benefícios de cada um para sua pele.
Minhas sugestões: BB Cream 5 em 1 - Loreal, BB Creme 9 em 1 - Quem Disse Berenice?, Big Easy - Benefit, Camera Ready - Smashbox, Dream Fresh - Maybelline.








Tá, e como aplicar?

A forma que você aplica a base influencia muito no resultado final. Este pode ser mais pesado, mais leve.. Tudo depende da técnica que você escolher. Aqui vou citar algumas:

Com pincéis: Seja o famoso língua de gato ou um duo-fiber, a aplicação com pincel é mais precisa, conseguindo preencher todos os cantinhos do rosto. São as melhores pedidas para bases muito fluidas ou, no caso do duo fiber e outros pinceis mais 'fofinhos', para bases em pó.

Com esponjinha: As esponjas que costumam vir em bases cremosas, em pó e até mesmo nos pancakes podem ser bem práticas e rápidas, mas também existem outros modelos em formato de gota ou redondas para aplicações de bases líquidas. 
Esse item costuma deixar uma cobertura leve e natural, mas para uma cobertura maior basta deixar a mesma úmida e utiliza-la assim de forma que sua cobertura se torne média-alta.

Com os dedos: Muitos maquiadores preferem usar os próprios dedos na hora de passar a base. O motivo? Além de "aquecer" melhor o produto antes de ser utilizado, você consegue sentir que parte precisa de mais cobertura. O bom desse método é que a cobertura não deixa "marquinhas" das cerdas do pincel na sua pele, por exemplo e dá pra usar com praticamente todos os tipos e texturas.







 E o acabamento?

Existem diversos tipos de acabamento de base, que, como o nome já diz, vai ser o que vai dar um efeito final na sua pele, seja ele "luminoso" ou "seco". Por exemplo:

Acabamento Matte: A preferida entre as pessoas que têm o rosto oleoso! Deixa um acabamento totalmente opaco e sem brilhos na sua pele, costuma ter um efeito mais "pesado". 

Acabamento Semi-Matte: Também deixa o rosto sem brilhos, porém menos pesado do que a matte.

Acabamento Acetinado: Deixa um efeito iluminado e saudável na pele, com alguns brilhinhos. Não confundam com oleosidade, ela apenas deixa um iluminado natural na pele para que não fique totalmente opaca. Normalmente é a preferida de quem têm a pele seca/normal.

E a cobertura HD? Ideal para fotografia e filmagens, pois sua tecnologia em alta definição deixa quase imperceptível as "imperfeições" na luz, para não evidencia-las por exemplo na hora do flash.


Bom, pessoal, acho que é isso. O post ficou bem grande, mas acho que deu pra ajudar quem têm dúvidas sobre base, acabamentos, e outros. Qualquer dúvida, sugestão, crítica(construtiva!) ou coisas do tipo comentem.

E vocês? Usam base? Qual a sua preferida? E qual acabamento/textura você prefere? Beijos.































 





















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse post foi feito com muito carinho e amor, cê acredita?! Então, agora, é sua vez de comentar o que achou e tirar quaisquer possível dúvida. Todos os comentários (desde que sejam com respeito) serão respondidos. Beijos. ♡


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©